Sabe todas as vezes em que você chegou em casa com uma tatuagem nova e causou espanto nas pessoas mais velhas, principalmente na sua vovó? O quadro seria bem diferente se você fosse neto de Whang Od, a filipina que, aos 100 anos, se dedica à arte de tatuar.

O nome dela é Maria Fang-od Oggay, mas você pode chamá-la de Whang Od. Esta mulher, exemplo pra todo mundo que pensa que está velho demais para dedicar-se a qualquer profissão, surpreende ao demonstrar total lucidez e habilidade fazendo o que lhe encanta: é uma tatuadora da tribo Butbut, do grupo étnico Kalinga, nas Filipinas do Norte. É assim que ela mantém viva uma antiga tradição e acabou por se transformar numa grande atração para turistas e curiosos que se aventuram pela remota aldeia no topo da montanha para conhecer essa mulher lendária.

wo10

Com boa parte do corpo todo tatuado em padrões geométricos imitando peles de cobra e lagartos, que são símbolos de proteção e força em sua tribo, Whang Od te arranca um sorriso ao contar que nunca se casou, porém carrega em seu pulso tatuagem com nomes de alguns de seus namorados. Em entrevista a um periódico norte-americano, ela ainda contou que até hoje espera receber uma visita de sua paixão platônica, o ator filipino Coco Martin, celebridade de quem guarda um recorte de papelão de tamanho natural.

wo-imagem-destacada

Mas mal sabe Whang que agora ela quem é a celebridade: depois que seu trabalho veio à público, o turismo na província de Kalinga, aumentou mais de cinco vezes, de cerca de 30 mil em 2010 para quase 170 mil em 2016. E claro que a maioria dessas pessoas aparecem para conhecer a célebre tatuadora de maior idade: eles tomam uma senha e esperam para conseguir uma tattoo com ela. Sobre a repercussão, cheia de modéstia, Whang diz: “fiquei surpresa”.

wo1 wo2 wo3 wo5 wo6 wo7 wo9

Surpresos ficamos nós, Whang, com tamanha força de vontade.

Tattoaria
Escrito por Tattoaria
Nós conectamos os apaixonados pelo rabisco a artistas e estúdios do Brasil e do exterior. E resumos sobre o que da cor as nossas vidas: tatuagem. Get inspired. Get inked.