Com uma seleção de criações de arte de rua, o artista Gripface nos conduz a um mundo conceitual e ultra-colorido, repleto de personagens estranhos que dão outra cara (e cor) para a cidade.

Sabe aqueles artistas que todo mundo precisa conhecer?  É o caso do excelente e talentoso Gripface, nascido em 1988 em Palma de Mallorca, na Espanha. O cara é responsável por trabalhos que revigoram a imagem da cidade, dando ares mais frescos e vivos ao tão onipresente cinza.

Artista multidisciplinar com uma trajetória de destaque, Gripface tem dedicado seu trabalho a criar uma ponte entre o espaço público e o espaço de exibição, transportando para muros, casas, edificios, escadas e todo tipo de estrutura presente em ruas devoradas pela opaca estética urbana.

g15

E o bom humor está presente até na hora de (não) se mostrar para o mundo: Gripface esconde o rosto por trás de uma máscara mexicana de lutador. Esse é o uniforme do artista, um personagem que nasceu há 10 anos, quando iniciou seus trabalhos com a pintura. Além de graffiti e todo tipo de arte urbana, ele também produz ilustrações e colagens capazes de expressar a essência da rua. Ele define seu estilo como pop surreal contemporâneo, já que muitos dos rostos que ele pinta são interpretações pessoais de pessoas que ele viu na rua.

O artista é responsável pela realização de projetos e intervenções urbanas em várias capitais europeias e exibiu em centros como Hyvinkää Art Museum (Finlândia), além de já ter publicado seu primeiro livro, que recebe o títulos “Caras negras”, que exibiu em 2016 na SC Gallery (Bilbao). E se você acha que tá pouco, ele também é fundador de projetos coletivos como “Sua Rua”, entre outros. Dá-lhe produtividade!

g17

E quando perguntado sobre a sensação de subir em um guindaste de vários metros de altura para pintar um de seus murais, o cara tem uma resposta na ponta da língua: “na verdade, é um estado mais sensível do que racional quando estou trabalhando em projetos no exterior, pensando antes do processo pictórico / mural. É liberdade”, diz ele.

g0 g1 g2 g3 g4 g5 g6 g7 g9 g10 g11  g13 g14 g19 g20

Deu pra ver que rua é a tela de Gripface. E mais destas artes animais dele você confere acessando o Instagram do artista.

Paula Neiva
Escrito por Paula Neiva
Trocou a vida de publicitária em São Paulo pela de estudante de artes em Buenos Aires. Tem um Tyler Durden tatuado no braço mas não pode falar pra ninguém, porque a 1a regra é nunca falar sobre o Clube da Luta.