Já faz alguns bons anos desde que as tatuagens utilizando a técnica de pontilhismo (ou, como o termo em inglês, “dotwork”) invadiram o mundo das tattoos e, sobretudo, a pele das pessoas.

Como o próprio nome já entrega, a arte é composta por pontos, pequenos e delicados, formando um desenho impressionante, já que os pontos são responsáveis por dar um toque de realidade e de justaposição.

foto01

E sua origem já tem um bom tempo: nasceu com a tatuagem Yantra no império Khmer, local onde, na atualidade, se encontram a Tailândia, Camboja, Laos e o sul do Vietnã, tudo isso muito antes de surgir a máquina elétrica, com a tattoo sendo feita por meio de pontilhados cobrindo um espaço branco até finalizar seu preenchimento. E o mais curioso é que sua realização era em soldados que tatuavam sânscritos budistas, mandalas, templos e animais, desde os pés até a cabeça. E desde sua origem até os dias de hoje, as técnicas evoluíram e os artistas também.

2

E, para nosso orgulho, no cenário nacional não faltam profissionais que estão mandando ver nos trabalhos de pontilhismo, com uma precisão quase cirúrgica e resultados finais cada vez mais incríveis. Como os nomes que, hoje, a equipe da Tattoaria indica pra você ficar de olho e se encantar pelo trabalho dessa galera que prova que o Brasil tem (e muito) o que ensinar quando o assunto é tattoo.

Se liga!

A post shared by Tatuador (@andrezinhotattooart) on

A post shared by Suezo (@suezosubnoize) on

A post shared by Caco Menegaz (@cacobilltattoo) on

Se você gostou, a gente tem uma ótima notícia: o número de tatuadores brasileiros dedicados ao pontilhismo e que manjam muito do assunto não pára por aqui. Conhece algum especialista em pontilhismo que não entrou na lista? Indica aqui nos comentários. Quem sabe ele não aparece aqui no nosso blog? Ou melhor: quem sabe, graças a sua indicação, ele não é convidado a tatuar aqui na nossa House? É ponto pra você. E olha que de ponto a gente entende. 😉

Tattoaria
Escrito por Tattoaria
Nós conectamos os apaixonados pelo rabisco a artistas e estúdios do Brasil e do exterior. E resumos sobre o que da cor as nossas vidas: tatuagem. Get inspired. Get inked.