É do Brasil: no post de hoje, vamos destacar 10 tatuadores especializados na técnica do realismo, todos brasileiros e com muito, mas muito talento.

Vamos falar de realismo? A tatuagem realista é a reprodução fiel de uma fotografia e pode ser colorida ou black and grey (preto e cinza). Em contraponto ao estilo traditional e à aquarela, onde cores vivas e fortes são mandatório, o realismo exige do tatuador muita técnica para traçar com exatidão traços complexos, sombreados e outros detalhes que sejam capazes de dar vida à figura estampada na pele.

E, diga-se de passagem, realismo é um dos estilos mais desafiadores que existe, pois exige do tatuador não apenas saber pigmentar, mas também manjar (e muito!) de desenho como um todo, principalmente sombra e luz para outorgar volume à tattoo. Cabe ao tatuador também a sensibilidade de saber indicar aos seus clientes onde aplicar a tatuagem, já que em algumas partes do corpo se corre o risco do desenho distorcer, tanto pela elasticidade da pele quanto por flacidez, por exemplo. Um erro mínimo e o resultado pode ser um desastre: um rosto torto ou sem expressão e pronto, já se torna irreconhecível.

Mas a boa notícia é que, por sorte, hoje temos grandes nomes no cenário brasileiro fazendo (e muito bem) esse estilo.

Vamos conhecer as feras?

Samuraii Standoff – Viamão – RS

Fernando Tampa – São Leopoldo – RS

A post shared by Fernando Tampa (@tampatattoo) on

Fernando Souza – Taubaté – SP

Chico Morbene – Porto Alegre – RS

Klebyz Soares – Porto Alegre – RS

Ganso Galvão – Rio de Janeiro – RJ

A post shared by Ganso Galvao (@gansogalvao) on

Fabrício Victor – Guarujá – SP

Pedro Muller – Porto Alegre – RS

Led Coult – Araranguá – SC

A post shared by . Led Coult ⏺ (@ledcoult) on

Ubiratan Amorim – São Paulo – SP

Tony Vilella – São Paulo – SP

E aí, só monstrão, né? Faltou alguém na lista? Claro, a gente sabe que é muito talento para um post só. Então, se você conhece algum tatuador monstro no realismo, deixa aqui no comentário o nome da fera. Até a próxima 🙂

Tattoaria
Escrito por Tattoaria
Nós conectamos os apaixonados pelo rabisco a artistas e estúdios do Brasil e do exterior. E resumos sobre o que da cor as nossas vidas: tatuagem. Get inspired. Get inked.